Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

RS Criativo é finalista do Prêmio Inovação Porto Alegre 2022

Programa promove o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do RS

Publicação:

RS Criativo 4
O espaço do RS Criativo fica no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) - Foto: Equipe RS Criativo
Por SARA GOLDSCHMIDT | ASCOM SEDAC

O RS Criativo, programa coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) através do Departamento de Artes e Economia Criativa, é finalista do Prêmio Inovação Porto Alegre 2022. Selecionado entre mais de 300 iniciativas, se destaca por colaborar com a geração de conhecimento, produtos e serviços e por fortalecer a economia criativa do Rio Grande do Sul.

A coordenadora do RS Criativo, Carolina Biberg, explica que o programa “é uma política importante que tem ampliado o olhar dos criativos do Estado, transformando os territórios a partir da criatividade e da inovação”. Ele também busca promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Estado, oferecendo qualificação profissional gratuita a empreendedores criativos, sejam eles iniciantes ou experientes. 

O programa atua por meio de cinco eixos: Observatório - Pesquisa e Informação; Mercado e Circulação; Territórios Criativos; Promoção e Investimento; e Capacitação e Residência. 

“A indicação ao Prêmio Inovação Porto Alegre 2022 é motivo de grande alegria e motiva todas as equipes envolvidas a continuarem engajadas nesse trabalho de valorização da economia criativa no Rio Grande do Sul. É um setor potente, que movimenta muitas cadeias e arranjos produtivos, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento de talentos e empreendimentos criativos”, avalia a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

Além do RS Criativo, mais 19 projetos estão entre os finalistas do Prêmio, todos escolhidos por um júri de especialistas em inovação. A Associação Gaúcha de Startups, o Instituto Caldeira, South Summit Brazil e Tecnopuc constam na lista.

Como reconhecimento, os trabalhos terão suas trajetórias contadas em podcast e em vídeo, que serão posteriormente divulgados. Cada finalista também fará parte de uma galeria digital que será criada no espaço Multiverso, no Cais Embarcadero de Porto Alegre. 

A cerimônia de premiação será no dia 27 de março, às 17h, também no espaço Multiverso. Durante o evento serão anunciados os cinco premiados, selecionados pelo júri, assim como os agraciados com a comenda de inovação de Porto Alegre 2022. 

RS Criativo