Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

"Entre Linhas" é a nova ocupação do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo

Publicação:

Entre sois
Entre sóis, 2022 - Mitti Mendonça - Foto: Divulgação - CCMQ

O Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo recebe a ocupação Entre Linhas, no espaço destinado à exposição, comercialização e difusão de iniciativas da economia criativa, no térreo do complexo cultural (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). Realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e pelo RS Criativo, programa estratégico da Sedac voltado à economia criativa. O espaço vem proporcionando, desde maio de 2021, visibilidade e geração de renda para coletivos de artistas e artesãos.

Com abertura marcada para esta quinta-feira, 23, Entre Linhas apresenta uma seleção de seis artistas que têm em comum o uso de técnicas têxteis no cerne da sua produção. A curadoria é de Carolina Grippa e a escolha dos artistas foi pensada para dialogar com a obra Tetas que deram de mamar ao mundo, de Lídia Lisbôa, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), também instituição da Sedac, que estará instalada na sala ao lado.  

Luzia dos Santos Soares borda trabalhos carregados de sonhos, evocados por cores e texturas. Elair da Fontoura, trabalha só com nós, olha para sua ancestralidade e cria suas próprias bonecas Abayomi. Ana Votto desenha com linhas, lantejoulas e materiais do cotidiano. As três descobriram o bordado na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Gabriel Pessoto pesquisa o trânsito de imagens entre mídias digitais e analógicas e do têxtil ao GIF. Guilherme Robaski se interessa por práticas tradicionais e manuais. Mitti Mendonça, motivada pela convivência com suas tias bordadeiras de carnaval, tem uma pesquisa que perpassa a ancestralidade, memória e afeto. 

Com poéticas, misturas de materiais e proposições distintas, o conjunto apresentado nas salas envidraçadas da CCMQ apresenta a multiplicidade do têxtil e suas potencialidades, experimentadas pelos artistas por diferentes trajetórias e memórias. 

Serviço 

Entre Linhas - Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo 
Abertura: 23/03, às 18h
Horário de funcionamento: sexta a domingo, das 14h às 18h. 

*Entre Linhas ocupa o Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo até 7 de maio


Texto: Luísa Kiefer| Ascom CCMQ
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac
RS Criativo