Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ciclo de Residência Criativa

Edital encerrado

Edital Ciclo de Residência CRIATIVA

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa RS Criativo, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania,  oferece o 2º Edital de Chamamento Público Ciclo de Residência Criativa, que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Estado do Rio Grande do Sul, através do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos.

O objetivo é oferecer suporte a empreendedores para o desenvolvimento de ideias inovadoras que gerem empreendimentos de sucesso. Para isso, proporciona infraestrutura, networking com outras empresas e suporte gerencial que orienta quanto à gestão do negócio e sua competitividade. Busca, dessa forma, contribuir para a criação e a consolidação de empreendimentos sustentáveis, com produtos e serviços inovadores no âmbito da economia criativa do Rio Grande do Sul.

Os selecionados serão beneficiados com uma base de trabalho coletiva, localizada na sede do Programa RS Criativo, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, além da participação em uma rotina de capacitações, consultorias e ações de conexão.

Ao integrar-se ao Ciclo de Residência Criativa, o empreendedor estará participando de uma importante fase de amadurecimento, validação e ajuste de seu projeto, além da possibilidade de potencializar o intercâmbio com outros setores da economia criativa, para aproveitar as oportunidades que surgirão nesse ambiente colaborativo. É, também, um caminho possível para o empreendedor criativo conhecer melhor a sua singularidade e fazer conexões com outros setores.

O Ciclo de Residência Criativa configura-se, portanto, como um meio de encontro entre pessoas, gerando experiências ricas e construtivas, no intuito de pensar as estruturas dos empreendimentos no contexto da nova economia. 

Confira aqui os dois ciclos já realizados.

RS Criativo