Secretaria da Cultura

O que é

Capacitações

Programa de capacitação de novos empreendedores da economia criativa e gestores municipais. Parcerias com instituições, Sistema S e universidades, em ações de capacitação descentralizadas.

Negócios: Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico, Gestão Financeira, Aspectos Jurídicos, Comunicação e Marketing, Business Model Canvas e Novos Modelos, Design Thinking, Modelagem de Negócio. Oportunidade junto a investidores, pitch e crowdfunding

Tecnologia: diferentes tecnologias que potencializam a interação analógica e digital nos domínios da criatividade.

Cultura/ temas transversais: Oportunidade para o Setor Criativo e Cultural, Captação de Recursos, Gestão de Espaços Culturais, Capacitação para Gestores Públicos do Setor Cultural, Capacitação para os Pontos de Cultura,  Elaboração de Projetos e Prestação de Contas.

Comunicação: Marketing, Mídias Sociais e Planejamento.

Entre outros temas.

Ciclo de Residência Criativa

O Ciclo de Residência Criativa seleciona, por meio de chamamento público, empreendedores criativos e seus empreendimentos para um ciclo de processos formativos. Os selecionados se beneficiarão com uma base de trabalho coletiva, bem como com uma rotina de capacitações, consultorias e ações de conexão.

Cada empreendedor terá direito ao uso da infraestrutura completa do RS Criativo, sem custo de manutenção, e ao desenvolvimento do empreendimento com reuniões de avaliação e acompanhamento da equipe do RS Criativo, resultando em encaminhamento para consultorias. Também terá vaga prioritária em treinamentos coletivos e eventos realizados no espaço, articulação com os empreendedores residentes e parceiros, networking com profissionais de diversos setores, através da realização de encontros e conversas, além de autorização para a menção: Projeto/Empreendimento integrante do Ciclo de Residência Criativa do Programa RS Criativo.

O Ciclo de Residência Criativa é uma ação estratégica do programa RS Criativo. Abriga empreendimentos criativos em um espaço de coworking, localizado no Hub Criativa Birô – 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. Os empreendimentos residentes podem usufruir gratuitamente da infraestrutura completa do Hub, que inclui espaço de coworking, sala de reuniões e salas de treinamento. Os residentes também passam por trilhas de formação, mentorias e consultorias, para desenvolverem seus negócios.

RS Criativo